
O Governo de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira (25), duas obras em Carapicuíba para ampliar a mobilidade urbana e as opções de lazer para a população. Com investimentos de R$ 24,5 milhões viabilizados pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, em parceria com a Prefeitura, o Estado entregou a Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Carapicuíba e Barueri, e o Centro de Eventos Municipal, que amplia a oferta de atividades esportivas, culturais e de lazer para os moradores. As entregas fizeram parte da 18ª edição da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo, que percorreu a Região Metropolitana de São Paulo.
“A Avenida Pirarucu é uma obra que vimos nascer. Viemos aqui quando tudo ainda estava começando e, hoje, estamos entregando uma nova ligação viária para a população. Também estamos inaugurando o Centro de Eventos, um espaço voltado à cultura, ao esporte, à educação e à convivência. São investimentos que transformam a cidade e melhoram a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A via recebeu investimento total de R$ 19,5 milhões e beneficia mais de 730 mil moradores dos dois municípios. Com 2 quilômetros de extensão, a nova via conta com pavimentação, drenagem, sinalização e iluminação pública, criando uma alternativa ao tráfego local e facilitando o acesso a equipamentos públicos, ao transporte coletivo e a importantes polos urbanos da região.
A obra melhora a conexão entre Carapicuíba e Barueri, amplia a integração regional e oferece uma nova rota para os moradores, reduzindo o tempo de deslocamento e evitando trechos de intenso fluxo de veículos.
Centro contempla esporte, cultura e lazer
O Centro de Eventos Municipal de Carapicuíba foi realizado por meio de convênio no valor de R$ 5 milhões, contrapartida municipal de R$ 155,9 mil e vai oferecer gratuitamente atividades esportivas, culturais e de lazer para a população.
Entre os equipamentos disponíveis estão quadras poliesportivas, rampas de skate, mesas para jogos de tabuleiro e áreas destinadas à realização de shows, exposições e eventos comunitários. Além da reforma das instalações existentes, o complexo foi ampliado e teve o entorno revitalizado, incluindo melhorias no estacionamento e nas áreas de circulação.
As entregas integram os investimentos do Governo de São Paulo em infraestrutura urbana na Região Metropolitana. Desde 2023, por meio da SGRI, já foram repassados R$ 824,5 milhões em convênios para municípios da RMSP. A pasta também firmou 232 convênios com 38 cidades da região, que representam aproximadamente R$ 482 milhões em investimentos destinados à implantação de praças, sistemas de lazer, infraestrutura urbana e edificações públicas.
Caravana 3D
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões paulistas levando políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Antes da Grande São Paulo, a ação passou pela Baixada Santista e pelas regiões Central, Barretos, Registro, Bauru, ABC Paulista, Ribeirão Preto, Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.
A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.
Ouça os áudios:
Fonte: Agencia SP




