A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodrígues, confirmou 32 mortes e mais de 700 feridos após os dois terremotos que atingiram o país nesta quarta-feira (24/6). Balanço foi apresentado na madrugada desta quinta-feira (25/6).
Delcy disse que vai receber pela manhã equipes de buscas de vários países como dos Estados Unidos, República Dominicana, El Salvaror, México e Catar. Ela também destacou que o Brasil ofereceu ajuda. “Obrigada a quem estendeu sua mão ao nosso país”, afirmou.
Segundo ela, o estado mais afetado foi La Guaira, onde há dezenas de edifícios desabados e trabalhos de resgate muito árduos em curso. “La Guaira tornou-se uma zona de desastre”, afirmou. Abrigos estão sendo colocados à disposição para quem está desabrigado.
O governo venezuelano decretou estado de emergência nacional. Durante pronunciamento, ela confirmou a ocorrência de mortes, anunciou a suspensão das aulas e a paralisação de parte da infraestrutura de transporte, enquanto equipes de resgate atuam nas áreas mais afetadas.
“A primeira mensagem para o nosso povo é manter a união para salvar vidas. Imediatamente após a ocorrência desses dois terremotos, todas as nossas autoridades e o sistema de Proteção Civil se dedicaram à tarefa de resgate”, declarou Rodríguez.
Dois tremores principais fforam registrados no país, um de magnitude 7,2 e outro de 7,5, com epicentros separados por apenas 5 km de distância.
Projeção indica até 100 mil mortos
Uma projeção do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indica que os terremotos podem provocar um grande número de mortes e danos extensos. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.
“É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.
Fonte: Metrópoles




